9 de junho de 2010

10 dicas para tornar o mundo melhor


Existem pequenas ações que poderíamos colocar em prática que certamente ajudariam a mudar o mundo em que vivemos, mesmo que esse mundo seja sua cidade, bairro, empresa ou sua casa.

Assim, embora acredite que seja de conhecimento de todos, não custa nada reforçar quais são elas. Segue a relação embaixo:

1 – No trânsito, dê passagem quando outro motorista pedir. Você não sabe qual o motivo de sua pressa e atrasá-lo não o ajudará a chegar mais rápido ao seu destino.

Além disso, causará stress nos dois: você que não quer deixá-lo passar e ele que tenta a todo custo uma brechinha para trocar de pista. Acredite, se tirar o pé do acelerador, não chegará tão atrasado assim.

2 – Não é porque as pessoas te dão passagem no trânsito que você irá abusar. Não “corte” os outros, não deixe para mudar de pista em cima da hora e se informe sobre o melhor caminho para chegar ao seu destino.

3 – Não se estresse tanto no trânsito. Esqueça um pouco a buzina e o farol alto. Use-os somente quando for necessário. Isto irrita!

4 – Alguém fez algo que você não gostou, mas pediu desculpas? Corresponda ao pedido de desculpas. Seja simpático. Pequenas frases como “OK! Sem problemas” ou ”Imagina, não foi nada” fazem toda a diferença. Se a pessoa pediu desculpas é porque não fez de propósito, então não precisa fechar a cara e rosnar para ela.

5 - Respeite a pressa das pessoas seja na rua, no trânsito, no metrô ou em qualquer lugar. Ande pela “direita” e deixe a “esquerda” para quem quer ou precisa correr.

6 - Respeite as pessoas, principalmente em transporte público. É um absurdo dizer isso, mas ainda existem porcos que se aproveitam da precariedade do transporte público para se encostar nas mulheres. Nem animais fazem isso. Ah! Ainda tem as pessoas que sentam nos bancos reservados para idosos, deficientes e gestantes e fingem estar dormindo para não ceder o lugar a quem realmente precisa...sem comentários!

7 – Dividimos o espaço com os animais, então respeite-os! Não é necessário mirar gatos, cachorros ou pombos com seu carro quando estão atravessando a rua, certo?

Deixe-os passar...não custa nada reduzir a velocidade (sei que as vezes é complicado, principalmente se estiver na Marginal, por exemplo, mas não custa tentar), desviar ou até parar se for possível. Uma pessoa que maltrata animais nem pode ser chamado de um animal, pois com certeza estaria ofendendo os bichinhos...se liga!

8 - Quer subir na empresa? Então trabalhe duro! Não é necessário bajular os “grandes”, menosprezar os “pequenos” e puxar o tapete dos “iguais”.

9 - Cumprimente as pessoas, seja simpático. Você é daquele tipo de pessoa que é todo sorriso para o diretor da empresa, mas torce o nariz para o faxineiro? Lamentável!

Uma vez ouvi uma frase que dizia: “Quer conhecer o caráter de alguém? Veja como trata o faxineiro, porteiro, garçom, etc..”. É a mais pura verdade! Às vezes a pessoa precisa se sentir importante, então menospreza pessoas com cargos mais humildes, mas na verdade, em minha opinião, quem faz isso não passa de excremento.

10 - Habitue-se a sorrir, por mais difícil que seja em uma cidade como São Paulo.

OK! Nem sempre é fácil. São Paulo é cidade pra doido! Estamos sempre a mil por hora, tudo é pra ontem e precisamos correr muito se quisermos algo...maaaas, não custa tentar. Tente sorrir para alguém que está de mau humor e veja o que acontece. Te garanto, não dói!

Estas são algumas dicas que imaginei serem interessantes, apesar de extremamente básicas. O que achou? Tem alguma outra dica que poderia ser incluída nesta lista?

Então me envie que publicarei nas próximas semanas: patty_drv@yahoo.com.br

É isso! Até a próxima!

Um comentário:

  1. É isso ai, Paty!!!
    Tudo o que vc escreveu é o MÍNIMO que uma pessoa precisa fazer na sociedade em que vivemos! Porém infelizmente, na maioria das vezes, isso não acontece...
    Uma outra coisa que irrita demais é ver uns ignorantes (pra não falar o nome real), jogando latinhas nas ruas, pela janela do ônibus, sendo que tem uma LATA DE LIXO DENTRO DO ÔNIBUS!!!! (qual a dicifuldade??????)
    Ai, santo Deus...!!!!!
    Da vontade de enfiar a latinha guela a baixo de um FDP desses... sem brincadeira! E ainda ficam olhando pro lado, como se não fossem com eles... Ai, bando de porcos!!!

    Minha dica é: tenha bom senso e procure estudar o pq algumas coisas ruins acontecem na sua cidade.
    Exemplo: se vc não quer ver a sua casa ser engolida pela enchente ou ver tantas desgraças deste tipo acontecendo, vc deveria procurar entender o que leva a acontecer tal lamentação...
    E pensar, não apenas em vc, mas que vc vive em uma sociedade e é necessário fazer algo pela sua cidade e pelas pessoas que nela vivem...
    Nada de bom vai, simplesmente, cair do céu!
    As coisas boas e certas acontecem quando pessoas inteligentes começam a agir...
    Apenas faça a sua parte, dando o bom exemplo!
    Mas não desista ao ver que, a todo momento, vc vai cruzar com pessoas que ainda não pensam assim...!

    Beijos!

    ResponderExcluir