25 de março de 2010

Deixar o carro em casa?



Quantas vezes já vimos campanhas da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado dizendo que devemos deixar nossos carros em casa e nos locomover pela cidade por metrô, trem ou ônibus?

Diversas, certo?

Entretaaaaaaaanto, deixe seu carro em casa às 7h da manhã e vá trabalhar de ônibus, metrô ou trem para ver o que acontece.

Hoje, tive o "privilégio" de andar de metrô às 8h da manhã. Estava na Vila Guilherme e ia em direção à Av. Paulista.

Cheguei toda pimpona no metrô Tiête consciente de que não pegaria os vagões vazios, mas o que era aquilo??? Só depois de uns 5 minutos é que consegui pegar um vagão "entrável". E para quem pega metrô, 5 minutos é uma eternidade, certo? Apesar de lotados, eles até chegam com uma certa frequência...não a ideal, mas muito melhor do que ônibus, com certeza.

Enfim, o legal é que estava com umas pastas numa mão e na outra tentava proteger minha bolsa e, desta forma, evitar que fosse assaltada. Porém, como tenho apenas 2 braços e 2 mãos, não tive como me segurar quando entrei...mas pra que? Não precisei! Olha que beleza!!! O vagão estava tão cheio, tão cheio, que foi só ficar parada que as 355 pessoas que estavam ao me redor se encarregaram perfeitamente de me amparar.

Passam-se as estações e chegam as tão famosas e esperadas São Bento e Sé...estava eu lá, paradinha, sendo segurada por meus colegas de metrô quando 200 cidadões paulistanos (paulistanos??)resolvem sair e 400 resolvem entrar.

Meu Deus! As 200 que queriam sair vinham de todas as direções em sentido à porta e eu, no meio do vagão, mais parecia um peão, pois fui jogada de um canto a outro pelas pessoas que estavam à esquerda e queriam sair; à direita e queriam sair; de fora, do lado esquerdo e queriam entrar; de fora, do lado direito e queriam entrar; do teto que se penduravam e queriam voar...ahhhhhhhh!!!!!

E o povo que tenta desesperadamente entrar, mesmo não cabendo nem mais uma formiga? É impressionante. Parece que a vida deles depende de pegar aquele vagão...

Moral da história: fui empurrada, encoxada, acotovelada e quase soterrada, maaaasss meu carro estava em casa. Me senti orgulhosa em contribuir para o trânsito de São Paulo.

Acredito que o prefeito e o governador também devam se sentir assim quando seguem para seus "trabalhos", deixando seus carros em casa, usando seus potentes e rápidos helicópteros.

Amanhã pretendo NÃO contribuir com a cidade e pegarei meu adorado carrinho para circular pela cidade...ufa! Que bom ter opção!

Mas e quem não tem? Depois reclamam quando o Seu José chega à empresa com a cabeça quente e manda o chefe pastar, quando a Dona Rita chega em casa com dor de cabeça e manda as crianças dormirem mais cedo...pois é, seu prefeito, que tal deixar seu carro com ar condicionado em casa e pegar um busão sentido Zona Sul na hora do rush? Pode escolher: 7h da manhã ou 6h da tarde....

7 comentários:

  1. Quanta honra ser a primeira a comentar aqui *-*

    Eu ri muito ao ler, fiquei imaginando a Patty "Hellmans" em meio ao delírio do povão... hahahaha .... Realmente, eu prefiro trilhões de vezes o trânsito infernal da marginal Tietê a entrar em um vagão do metrô em horário de pico. Guerreira você, hein?

    Beijos.. amei o blog!

    ResponderExcluir
  2. ADOREI PATY! Meu marido passava por isso todos os dias, ATÉ HOJE...pois hj GRAÇAS A DEUS achamos um fretado para ele! Mas não é a toa que tantas pessoas se jogam no metrô e se matam rs!!! Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  3. Olha só.. virou blogueira!!! Patricia.. Muito bom!! gostei do texto.. Só uma dica!! Para facilitar a leitura seria bom dar espaço entre um paragrafo e outro!! eu tenho hipermetropia, quase ficquei cego..rs

    Angelo (Geba)

    ResponderExcluir
  4. Pessoal! Obrigada pela força! Mandem quantas sugestões quiserem e puderem, ok?
    Angelo, já alterei o layout e com certeza ficou muito melhor.
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  5. Hauhauha....muito bom!

    Parabéns, eu tb apoio + essa sua maravilhosa iniciativa do seu tão sonhado Blog! Vai fazer muito sucesso, ficou show....ri muito imaginando vc no metrô.

    Beijos, Johnny.

    P.S. Não esqueça de comentar sobre o maldito inglês fluente (vc entendeu)....é SODA!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog, broua!!
    Olha que coincidência: hoje saí de casa as 5:30 da manhã pois eu tinha que chegar na estação Paraíso as 8 horas. Pois é, moro do lado da Barra Funda e daqui até o Paraíso (inferno) vou no máximo em 1 hora. No máximoooo!
    Cheguei na Sé as 06:15 e fiquei sentado por quase 1 hora, esperando aproximar do horário de entrar naquela arena de selvagens homens e mulheres da caverna, mais conhecido como vagão.
    Fiquei observando como é incrível o quanto as pessoas são ignorantes e não respeitam GESTANTES E IDOSOS principalmente!!
    Pude ver 3 GESTANTES que, na hora, tive vontade de segurar nas mãos delas e ajudá-las, protegê-las... Sei lá... O povo passa correndo, rasgando, sem olhar quem tá na frente... Pra uma gestante é ainda mais complicado, pois as pessoas correm vindo de trás e só dá pra saber que UMA GESTANTE É GESTANTE quando olhamos ela de frente. Ou seja, a mulher não engravida pelos rins, então A CAVALARIA LAZARENTA DESSA CIDADE passa atropelando mesmo.
    Povo do cara...................!
    Quanto ao sr. Prefeito, Governador e demais políticos, só digo uma coisa:
    SE O TRANSPORTE PÚBLICO É TÃO BOM COMO ELES FALAM, SE A SAÚDE PÚBLICA É EXCELENTE E SE O ENSINO PÚBLICO É DE ÓTIMA QUALIDADE, PORQUE AS RESPECTIVAS FAMÍLIAS DESSES SAFADOS NÃO FREQUENTAM ESSES LUGARES??
    Ainda terei a oportunidade de perguntar isso pessoalmente a algum deles.
    Nada mais no momento...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. É verdade irmão....o serviço público é ótimo em todos os sentidos, mas, espantosamente, nenhum de nossos políticos os utiliza...não entendo o motivo...
    Beijos

    ResponderExcluir