31 de março de 2010

Medo do novo


Embora eu seja uma pessoa dinâmica e que sempre corre atrás do que quer, tenho um grave defeito (pelo menos considero como tal): tenho medo do desconhecido e do novo.

Pessoas que temem o novo, dividem-se em 2 categorias: as que temem o novo, deixam esse medo tomar conta de suas vidas, se acovardam e fogem desta nova situação. A outra categoria é a das pessoas que temem o novo, se apavoram, mas não desistem e, mesmo com medo, seguem em frente.

Felizmente, me enquadro na segunda categoria. Confesso que imagino que este medo tenha muito a ver com meu signo: peixes.

Pode parecer besteira, mas não é. Tenho um amigo que sofre do mesmo mal que eu...imagina qual seu signo?

Nascida sob este signo, sou muito emotiva, sonhadora, me apego demais às pessoas e sou muuuuuuuuuuuuuuito chorona. Qualquer coisa me emociona. Se uma formiguinha tropeça em um galhinho já me emociono e choro. Brincadeira! Não é tanto assim, mas não gosto muito de assistir telejornais, por exemplo, pois, invariavelmente fico triste e choro.

Voltando ao tema... medo do novo. O que fazer? Não sou PHD no assunto, menos ainda psicóloga, mas meu conselho é: não desista!

Se você faz parte da primeira categoria, não desista! O medo faz parte da vida.

Se você faz parte da segunda categoria, já deve saber o que direi, mas não custa repetir.

Primeiro: Pare de sofrer por antecipação. Quando sei que terei que enfrentar algo novo, sofro uma semana antes. É como comer mortadela, você fica o dia todo lembrando dela.

Segundo: Estabeleça um roteiro em etapas e, estas etapas incluem, inclusive, o momento de levantar da cama. Sim, pois quem teme o novo, muitas vezes não consegue levantar da cama para enfrentá-lo.

Com este roteiro, faça tudo seguindo passos: levantar, tomar banho, trocar de roupa, sair de casa, etc, etc...Fazendo as coisas em etapas, o novo parece menos assustador.

Terceiro: Faça seu melhor! É horrível sentir medo e poucas pessoas podem entender isso, mas faça seu melhor. Apenas não desista, porque a frustração depois é pior do que o medo que estava sentindo.

Quarto: Escute uma voz amiga. Quando se sentir no topo do medo, ligue para um amigo, parente, namorado, marido, enfim, qualquer pessoa que faça você se sentir melhor e mais calmo.

Enfrente o desafio do novo porque, no dia seguinte, ele não será mais tão novo assim e você se orgulhará de você mesmo por não ter desistido.

É isto! Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário